Regulamentar é Preciso!

   A regulamentação da profissão de Naturólogo garante aos brasileiros o acesso a uma abordagem mais ampla e integrativa no cuidado do indivíduo com sua própria saúde, por meio das terapias naturais. E para que esse cuidado se efetive é necessário garantir a formação adequada do profissional que pode orientar esse indivíduo. Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprove e estimule as práticas da Naturologia, é de conhecimento público que nem todos os profissionais que atuam com estas terapias têm o conhecimento científico necessário para trabalhar com a devida eficácia, efetividade e segurança. Dessa forma, faz-se necessária a regulamentação do profissional de naturologia, uma vez que se percebe o risco que a população corre ao ser atendida por profissionais que nem sempre possuem qualificação e formação necessárias para a aplicação de tais terapias.
Texto por: Kalil Mondadori (Presidente da ABRANA em 2012) & Flávia Placeres (Presidente da APANAT em 2012)

  Você pode ajudar! Basta assinar a nossa petição no Avaaz (clique) e ajudar a compartilhar!


Associações & Cia

​http://www.apanat.org.br/
http://www.abrana.org.br
http://www.satosp.com/
http://www.sinte.com.br/

Acompanhe

​Projeto de Lei 
Documento na íntegra 3804/2012
Substitutivo ao 3804/2012

Situação atual da Naturologia

Atualmente, no Brasil, temos dois cursos de graduação em Naturologia, reconhecidos pelo MEC:
São Paulo - Universidade Anhembi Morumbi​​
​Santa Catarina - UNISUL

  No dia 18/10/2005 foi assinada a Lei 14.069 que Institui no município de São Paulo, o dia do Profissional em Terapias Naturais e do Naturólogo. A publicação oficial foi feita no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no dia 22/10/2005, p.91 - Acompanhe como foi o tramite clicando aqui.
  Sendo assim, o dia 23 de março fica conhecido como o Dia do Naturólogo, Naturopata, Terapeutas Naturais, Acupunturistas e Quiropraxistas.
   Em abril/2014 fomos informados pela Chefe de Divisão DCBO/CGER/DES/SPPE, Ministério do Trabalho e Emprego, que foi validada a família ocupacional - 2263, com vistas a inclusão da ocupação Naturólogo na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). A disponibilização do código bem como a liberação da matriz ocupacional só será efetivada em janeiro de 2015, juntamente com as demais atualizações realizadas ao longo do exercício de 2014.
   Em 04/11/2014 tivemos a aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família do substitutivo ao projeto de lei 3804/2012 que inclui terapeutas sem graduação como Técnicos em Naturologia.

Conheça a História da Naturologia (clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário