Vamos conversar sobre a Audiência de 3 de Setembro #RegulamentaNatu

   A Naturologia ainda está na luta para a regulamentação da profissão. Não sabe do que eu estou falando? Clique aqui e saiba mais sobre a Naturologia ou clique aqui e saiba mais sobre os trâmites da Regulamentação.

Definição de Naturologia apresentada na Audiência da CSSF

   No dia 3 de setembro foi realizada mais uma Audiência Pública da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), com representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Saúde em Brasília.

Abertura da Audiência Publica da CSSF  (03/09/2015)

Fernando Hellman em sua apresentação para a CSSF

   Quem não pode comparecer na audiência pode assistir o vídeo no site da Câmara, clicando aqui e pode conferir o material apresentado (slides) do Naturólogo Mestre Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues clicando aqui.

   Apesar do apoio da Deputada Keiko Ota (PSB) por nossa causa e do Vereador Jorge Bernadi (PDT)  que tem interesse no curso de Naturologia nas faculdades públicas do estado do Paraná, a luta ainda está difícil, uma vez que o Ministério da Saúde ainda não compreendeu a importância do Naturólogo como profissional de saúde, acreditando que a Naturologia é apenas uma Área de Atuação.
  Leia aqui a notícia no site da Câmara: Naturólogos pedem reconhecimento profissional para trabalhar no SUS. Você também pode acompanhar todas as notícias da Naturologia que foram publicadas no site da Câmara por esse link.

Fim da Audiência

Em um breve resumo, eis alguns motivos para a regulamentação da profissão:

- O diferencial do Naturólogo é a formação voltada para o paradigma promocionista da saúde X curativista e prevencionista - baseada na doença; Visão ampliada do processo vida-saúde; Estilo de vida, bem estar, qualidade de vida; Naturopatia, Conhecimentos Tradicionais e a Relação de Interagência.

- Apesar de termos especialidades em comum com outros profissionais da saúde, as práticas integrativas nesses cursos são muitas vezes opcionais (e de baixa carga horária) e não dão base para mestrados nem doutorados na área.

- Profissionais de saúde formados em residência (Acupuntura ou Homeopatia) não chegam a 30 por ano. Com esse número não é possível suprir a necessidade de um profissional de práticas integrativas no SUS de cada cidade. Pelo menos se pensarmos no tempo de 200 anos.

- Se a profissão for regulamentada, este profissional pode compor equipes multiprofissionais na área de Práticas Integrativas juntamente com outros profissionais.

- O Naturólogo utiliza outras Práticas Integrativas: terapias contemplativas, terapias mente-corpo, terapias das tradições, recursos expressivos, dentre outras.

- Garante a população que seu trabalho é embasado na cientificidade com inúmeras revisões sistemáticas e meta-análises, ensaios clínicos, estudos de custo-efeitividade e estudos sociológicos e antropológicos.

- Tem uma visão ampliada e diferencial das ciências humanas e sociais.

Naturólogos representando a classe na Audiência em Brasília - DF 


E agora vamos falar de números e conquistas:

Dois cursos de formação em bacharel em Naturologia, reconhecidos pelo MEC.

Estimativa de 2.000 naturólogos formados no Brasil com 82% atuando na área.

Atuação do profissional naturólogo em SPAs, hospitais, consultório próprio, rede de ensino, serviço público de saúde, meio corporativo, consultorias e pesquisas, terceiro setor (associações, ongs, etc) em quase todos os estados do Brasil.

Sete cidades brasileiras possuem serviços de saúde com naturólogos concursados, abrangendo os estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia.

Naturólogos com titulação de Mestres e/ou Doutores.

Naturólogos atuando como professores nos cursos de graduação.

Revista Cadernos de Narurologia e Terapias Complementares para publicação de material científico na avaliação de técnicas utilizadas pela Naturologia.

7 Congressos (CONBRANATU) realizados, o VIII será em 21 à 24 de outubro de 2015.

ABRANA e APANAT, duas associações para auxiliarem o profissional em busca de seus direitos e reconhecimento profissional.

Mais de 500 trabalhos acadêmicos/pesquisas publicadas no campo de saber da Naturologia

5 livros publicados contemplando a área de saber da Naturologia

Esse o só o começo e a cada ano a Naturologia avança cada vez mais, conquistando seu lugar na saúde e nos corações dos brasileiros (quem é atendido por um naturólogo ou trabalha com um não se esquece da incrível experiência e eficácia. e é claro, se apaixona e recomenda).

#RegulamentaNatu - Vista essa Camisa!


Para finalizar o post de hoje eu digo "Keep Calm e Conheça a Naturologia" como também, se junte a nós no movimento #RegulamentaNatu, ajudando a divulgar nossa profissão e nossa causa:

- Petição no Avaaz
- Página Oficial do #RegulamentaNatu no Facebook

Veja mais
  Notícia da ABRANA referente à audiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário