Dia do Naturólogo - 23 de março


   Em out/2005 foi assinada a Lei 14.069 que institui no município de São Paulo, o dia do Profissional em Terapias Naturais e do Naturólogo. Desde 2006 comemoramos oficialmente esse dia tão especial à Naturologia e à todos que fazem parte direta ou indiretamente deste saber. (profissionais, estudantes, interagentes, admiradores, etc).

   E nada mais gostoso que comemorar essa profissão, olhando um pouco para trás e conhecendo sua história e sua luta para se estabelecer no Brasil, com conhecimento científico e dignidade, ao longo desses 21 anos !



História da Naturologia no Brasil

1994: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde: “Doutor Bezerra de Menezes” – 1º curso de Naturologia Aplicada em terapias naturistas.

1998: Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – 1º bacharelado em Naturologia Aplicada. Currículo com disciplinas de diferentes áreas (humanas, biológicas e saúde), como também, diferentes pilares do conhecimento médico tradicional (Medicinas Tradicional Chinesa, Ayurveda e Xamânica).

2002: Universidade Anhembi-Morumbi (UAM) – 1º bacharelado em Naturologia (não aplicada). Proposta baseada na formação de um profissional multidisciplinar, capaz de atuar em programas de
qualidade de vida e saúde integral e em pesquisa, na aplicação de recursos naturais para promoção, manutenção e restabelecimento da saúde e na busca de equilíbrio energético do indivíduo, por meio das terapias naturais.

2004: Fundada a ABRANA - Associação Brasileira de Naturologia. Instituição sem fins lucrativos e tendo por objetivo maior representar e auxiliar aos Naturólogos, estudantes e outros que venham a colaborar sempre para o crescimento, reconhecimento e regulamentação da profissão e curso de Naturologia no país e no mundo. Alem de trazer, oferecer aos seus associados, cursos, congressos, espaço em mídia própria, e demais assessorias.

2004: Apresentação do Projeto de Lei n. 503/2004, pelo Vereador Celso Jatene (PTB), que Institui no Âmbito do município de São Paulo o "Dia do Profissional em Terapias Naturais e do Naturólogo" e dá outras providências.

2005: Instituído o Dia do Naturólogo no município de São Paulo, pela Lei 14.069

2005: Entregue o primeiro Projeto de Lei através do Deputado Professor Irapuan Teixeira (PP–SP), com o número PL 5257/05, mas este teve seu andamento interrompido devido à saída do Deputado.

2007: Fundada a APANAT - Associação Paulista de Naturologia. A Associação Paulista de Naturologia, fundada em 8 de maio de 2007, reconhece e destaca a importância da divulgação dos beneficios das terapias naturais, bem como dos profissionais graduados em Naturologia ou Terapeutas Naturais especializados, que atuam na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Trabalham em busca dos direitos e do reconhecimento da nossa profissão.

2008: CONBRANATU - 1º Congresso Brasileiro de Naturologia, realizado na Universidade Anhembi Morumbi, câmpus Vila Olímpia em São Paulo/SP

2008: Publicação do CCM - Cadastro de Contribuinte Mobiliário para Naturólogo, Naturopata e Massoteraputa. A partir de 27/03/2008, como foi publicado no Diário Oficinal nas páginas 20 e 21, o profissional Naturólogo já pode se cadastrar na prefeitura de São Paulo para efetuar o pagamento de seu ISS (imposto sobre serviço) de Naturólogo, Naturopata e Massoterapeuta. - Pessoa física (CCM É 04596). Pessoa jurídica (04588).

2009: Entrega ao Deputado Federal Cláudio Vignatti (PT–SC) o Projeto de Lei para regulamentar a profissão de Naturólogo, ao qual não foi dado andamento.

2011:  Entrada para o reconhecimento da profissão no Ministério do Trabalho, através da Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. Aprovado, garantirá que o Naturólogo trabalhe em regime de CLT.

2012: Apresentação do Projeto de Lei n. 3804/2012, pelo Deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que: "Regulamenta a profissão de Naturólogo" (Em trâmite)

2012: Universidade Federal do Paraná manifesta interesse em abrir o curso de Bacharelado em Naturologia.

2012: O município de Florianópolis, através do projeto enviado pelo vereador Jaime Tonello (PSD), instituiu a Lei Municipal nº 1.015/2012, publicada no Diário Oficial nº 773, de 27 de julho de 2012, que comemora nesta mesma data (23 de março) o Dia do Naturólogo.

2014: Conquista da inclusão da profissão Naturologia no CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), número 2263-20.

2014: Fundada a Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT) que visa pesquisa e ensino.


Nesses 21 anos de Naturologia, hoje temos:

Dois cursos de formação em bacharel em Naturologia, reconhecidos pelo MEC.

Estimativa de 2.000 naturólogos formados no Brasil com 82% atuando na área.

Atuação do profissional naturólogo em SPAs, hospitais, consultório próprio, rede de ensino, serviço público de saúde, meio corporativo, consultorias e pesquisas, terceiro setor (associações, ongs, etc) em quase todos os estados do Brasil.

Sete cidades brasileiras possuem serviços de saúde com naturólogos concursados, abrangendo os estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia.

Naturólogos com titulação de Mestres e/ou Doutores.

Naturólogos atuando como professores nos cursos de graduação.

Revista Cadernos de Narurologia e Terapias Complementares para publicação de material científico na avaliação de técnicas utilizadas pela Naturologia.

7 Congressos (CONBRANATU) realizados, o VIII será em 21 à 24 de outubro de 2015.

ABRANA e APANAT, duas associações para auxiliarem o profissional em busca de seus direitos e reconhecimento profissional.

Mais de 500 trabalhos acadêmicos/pesquisas publicadas no campo de saber da Naturologia

5 livros publicados contemplando a área de saber da Naturologia:
  • Naturologia Aplicada - Reflexões Sobre Saúde Integral | Marilene Dellagiustina, Fernando Hellmann,  Luana M. Wedekin (2008)
  • O Livro das Interagências - Estudos de Casos em Naturologia | Fernando Hellmann e Luana Maribele Wedenik (2008)
  • Naturologia - Diálogos e Perspectivas | Daniel Rodrigues, Patricia Kozuchovski Daré, Luana Maribele Wedenik, Fernando Hellmann (2012)
  • Naturologia - Um Diálogo Entre Saberes | Adriana Elias Magno da Silva (2013)
  • Naturologia - Reflexões Sobre Saúde, Terapias Naturais e Pessoas | Michelly Paschuino (2014)



Referências:

ABRANA - http://www.abrana.org.br/
APANAT - http://www.apanat.org.br/
http://www.camara.gov.br/
http://www3.prefeitura.sp.gov.br/
Naturologia como Profissão - Profª. Dra. Adriana Elias Magno da Silva
SABBAG, S. H. F. et all. Naturologia no Brasil: avanços e desafios. Cad. Naturol. Terap. Complem – Vol. 2, N° 2 – 2013 31. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC/article/view/1850/1321



Nenhum comentário:

Postar um comentário